17 julho 2009

Entre verdades e vontades.

«Hoje eu tô sozinha, não sei se me levo ou se me acompanho
Mas é que se eu perder, eu perco sozinha
Mas é que se eu ganhar, aí é só eu que ganho...»


Quando no final de 2008 reingressei na faculdade para terminar o curso já sabia que os meses seguintes seriam dolorosos. Fui obrigada a interromper o curso por circunstâncias que mudaram para sempre quem eu era e o rumo da minha vida e voltar aquele lugar reavivava muitas lembranças que eu não tinha esquecido, mas que o passar do tempo me permitiu gerir de forma a causarem menos dor.
Apesar da insistência de todos quantos estavam à minha volta, foram precisos 5 anos e uma única pessoa para eu tomar a decisão de voltar; ainda hoje me espanta como alguém conseguiu ter tanta influência na minha vida...
...mas o tempo passou, o tempo sempre passa ignorando as nossas dores ou alegrias. Na passagem do ano estava convencida de que tudo estava a seguir o rumo certo, de que embora o caminho fosse penoso eu não estaria só e isso, sem que outros estímulos fossem precisos, bastava para me manter forte...
...mas os rumos mudam ignorando as nossas vontades ou necessidades. Pouco tempo depois do ano começar, e uma vez mais, a minha vida ficou virada do avesso. Há quem diga que quanto mais batemos com a cabeça na parede maior é a nossa resistência; eu digo que quanto mais porrada apanhamos, mais fragilizados vamos ficando. Mas frágeis somos nós o tempo todo, a vida inteira, o mal é que de vez em quando nos esquecemos dessa nossa condição. Sozinha uma vez mais vi-me obrigada a gerir tanta coisa que muitas vezes pensei que ia morrer sufocada por elas. Todos os dias, durante 4 meses, precisei lutar contra mim mesma para me manter no rumo. Já nem importava se era o certo ou errado; quando não se pode ir para onde se quer estar, qualquer caminho vale para não entorpecer parado no mesmo lugar.
...mas a vida acontece e nós, mesmo sem dar por isso, vamos acontecendo com ela. Com muito suor e lágrimas à mistura o curso está terminado e sei que só a mim o devo. Talvez a vida, usando linhas tortas, me esteja a preparar para a verdade que tanto me custa aceitar: todos estamos sozinhos mesmo existindo muita gente à nossa volta. E o resto continua vivo, por persistência, incondicionalidade e amor; até ao dia em que se torne real, ou se revele uma impossibilidade voando na ventania das vontades alheias.

9 comentários:

DO disse...

Parabens!!

Só vc sabe o qto te custou a conclusão do curso.

Que a página se vire e a vida continue.

Beijos!!

Jac C. disse...

"O tempo sempre passa, ignorando nossas dores e alegrias"
- que frase maravilhosa e verdadeira.
"A verdade é que estamos sozinhos" - isso é um ponto de interrogação com o qual não queremos nos deparar.
Buscamos outros a nos completar a todo tempo.
Somos carentes latentes e incorrigíveis...

Enfim, tinha me esquecido o quanto é bom te ler.
A tempos não vinha aqui e agradeço a visita que me oportunizou voltar.
Ando meio sumida por conta de trabalho. A vida anda me puxando e descontrolando meu tempo.
Mas me faço presente sempre que possível, como agora.

Abraços
Jac

http://abcdejac.blogspot.com

meus instantes e momentos disse...

ótimo texto, muito bom.
Maurizio

Anónimo disse...

Estou de mudança!

Convido-te para o meu novo cantinho:
http://reflexo-inverso.blogspot.com

Grande Beijo.

Bid disse...

Quando dizes que estás sozinha não deves de estar a contar com as pessoas que querem estar diariamente contigo mas que teimas em afastar com mil e uma desculpas...

Passaste do "achares que tens tudo" até ao "achares que não tens nada" sem olhares à tua volta. Por vezes parece que te focas em momentos, pessoas, objectivos e segues em frente como se fosses um elefante num corredor de uma loja.

Se os teus amigos não te dizem nada, não penses que é por não te quererem, mas podem-se ter cansado de tentar e tentar! Retribui-lhes o olá que vais ver que no deserto nascerá o teu mais belo jardim!

Parabéns pela conclusão do curso!! Mesmo que não mude nada profissionalmente, de certeza que te abriu novos horizontes na vida! Sendo uma das pessoas que andava à tua volta a insistir, queria também dar os meus parabéns à pessoa que o conseguiu fazer.

Espero que venças na vida.. espero que encontres o teu caminho e sorriso cativante..

Anne disse...

O que no fim das contas só nos mostra que a força que temos é normalmente muito maior do que pensamos. Mesmo quando nao parece superável, superamos. Meus parabens por vc ter conseguido e, com certeza, muitas outras conquistas virão. E já que o tempo nao pára, vou torcer pra que ele te traga um montão de coisas boas...

Bjos, parabéns denovo!!!

Janaina disse...

Oi, querida... tem presente para você no Alfarrábio.
Beijos!!

Anónimo disse...

Fico feliz por teres concluído o curso, já era tempo.. Esse estágio, nesse curso é enriquecedor, faz-nos ver o mundo que está a nossa volta com uma prespectiva diferente. Ao darmos um pouco de nós recebemos muito mais em troca. Parabéns a quem te incentivou, a quem te ajudou, a quem te acompanhou e claro.. Parabéns para a menina!

fj disse...

Parabéns pela conclusão do curso!!!
regressa a este teu cantinho onde tb andas há muito ausente.
Beijinhos