25 julho 2008

Saber Viver!

"Em luta, meu ser se parte em dois. Um que foge, outro que aceita. O que aceita diz: não. Eu não quero pensar no que virá: quero pensar no que é. Agora. No que está sendo. Pensar no que ainda não veio é fugir, buscar apoio em coisas externas a mim, de cuja consistência não posso duvidar porque não a conheço. Pensar no que está sendo, ou antes, não, não pensar, mas enfrentar e penetrar no que está sendo é coragem. Pensar é ainda fuga: aprender subjetivamente a realidade de maneira a não assustar. Entrar nela significa viver .Sôfrego, torno a anexar a mim esse monólogo rebelde, essa aceitação ingênua de quem não sabe que viver é, constantemente, construir, não derrubar. De quem não sabe que esse prolongado construir implica em erros, e saber viver implica em não valorizar esses erros, ou suavizá-los, distorcê-los ou mesmo eliminá-los para que o restante da construção não seja abalado."


Caio Fernando Abreu

18 comentários:

moranguitos disse...

o seu blog sta bonito

passe pelo meu e comente lool.

São disse...

Os erros fazem parte da vida tal como as pausas integram uma partitura musical.
Feliz fim de semana.

Frida Salobra disse...

Pensar no futuro é fuga, nunca havia me tocado de verdade em relação a isto! Adorei o texto.

beijocas!

c disse...

Eu gosto sempre de pensar no hoje. O amanhã não me pertence... ainda!

Beijo maninha

Alexandre Lucio Fernandes disse...

Eu tõ bem assim, fugindo e aceitando. E ambos se conflitando.

Texto que toca as angústias.
Sei bem como é estar assim...
:/

Beijocas
se cuida minha querida

Juliana disse...

q pensamento denso... gostei!preciso ler mais desse autor, mta gente fala bem
=)

NayB. disse...

Perfeito!
Ainda não conhecia esse texto do Caio.
Se me perguntasse a um tempo atras de eu fugia, ia dizer que não, mas agora percebo que sim, sometimes!

Xerus
=***

P.S.: Voltei!!!
;D

Jaqueline Sales disse...

Essa vida louca nos leva a reflexões que não dizem outra coisa senão viver.

BeijUivooooooooooosssssssss da Loba

AcidStorm disse...

É bom olhar pro futuro, mas não devemos descuidar do agora, pois o futuro depende dele não é mesmo?


Beijo

Marcelo Martins disse...

estamos empre na mesma luta, na mesma batalha infinita...Saber viver, saber escolher, procurar não errar...
Mas quem não erra? Quem tem todas as respostas para as complexidades da vida? Quem é infalível de fato?
Eu não sou, você não é e ainda não nasceu quem o seja.

Beijos em você.

Borboleta disse...

texto mesmo lindo :)

O Profeta disse...

Majestosa e altivamente submissa
Uma árvore curva-se à lagoa
Encontrei um arco-íris perdido na terra
Este canto não pára até que a alma doa


Convido-te a olhar os sentires que emanam do altar do Sol


Boa semana


Mágico beijo

disse...

acho que pensar faz parte. Tanto o pensamento no hoje, quanto no ontem e no amanhã.

Bjo

Eu lírico disse...

O erro é uma constante na vida de todos, quase nunca avalio uma conduta pelo erro em si, mas muito mais pela tentiva real de acerto. Não que eu aceite qualquer justificativa diante de um tropeço meu ou de outras pessoas, mas procuro tentar observar o que há junto desse erro, se é um ato negligente ou um esforço mal sucedido.
Viver é complicado e ninguém tem as respostas de como viver da forma mais adequada...
Eu tento construir a minha forma de viver, só espero que eu seja bem sucedida em minhas tentivas, que com certeza incluem erros e acertos.
Beijo menina linda.
Glaucia

Janaina disse...

Adorei. Mas como não pensar no que vai ser?

momentos disse...

São infinitas...
As idas e vindas...
Procuras...buscas...
Incessantes...Mas...
No fim...tudo se encaixa...
Perfeito...
Boas férias...
Amada Carmim!
Descansa...
Ti aguardo!
Beijinhos!

Flor disse...

Oh meu amor! :D Vai de férias, aproveita para descansares e para te divertires....e não te esqueças que és especial para Deus e para mim também! :)

Que Deus te leve e traga em bem.

Já passaram dois anos desde que "inaugurei" o meu jardim....

Não tenho bolo para comemorar, apenas tenho uma imensa gratidão e muita alegria, porque foi atravês do meu canto que chegaste ao meu coração... OBRIGADO! :D

Gosto de TU muito muito :-)

Beijos floridos da Flor

http://andandoeuvi.blogspot.com/ disse...

Har esse diálogo interno, essa briga de EU´S...
Sei bem o que é isso!

bjoks