07 novembro 2008

Não precisam entender. Eu também não entendo.

Pára um segundo e escuta.

Sim, tu aí. Não adianta fingir que não é nada contigo e seguir caminho como se eu não existisse. Sei que todos me acham chata e inconveniente, é o preço de ser a voz daquilo a que todos tentam fugir... Do que estou a falar? Vês, mais uma vez estás a fingir que não percebes. Mas se há algo que aprendi foi a ser persistente e relembro-te de que todos, mas mesmo todos sem excepção, tentam fugir da voz da sua consciência quando ela vai contra as suas vontades. Mentira? Pensa comigo. Aquela pessoa especial chega com toda a sua honestidade e diz que não sabe o que quer, que está bem nesta situação de «parece ser alguma coisa mas não é nada», que não se sente capaz de dar mais do que dá no momento, blá blá blá...

Sinceridade é assim, um pau de dois bicos. Todos nos sentimos preparados para ouvir verdades e a queremos como porta-estandarte das relações, porém, quando confrontados com ela vivemos aquele segundo de confusão e pensamos "Precisava ser tão transparente?"...
É aí que entra a consicência, todos os sinais de alerta se ligam, sentidos despertos para uma conclusão bem simples: sai enquanto dá tempo. Só que a vontade já tomou conta de tudo e contra ela, uma consciência mesmo que vigilante, pouco pode.

Até consigo entender. Não sou insensível como muitos pensam. Não tenho prazer em estragar a festa. Se tivesse que escolher entre uma vozinha incomodativa ou o amor seria tão cega e ingénua como aqueles que coloco em alerta.
No entanto, fui incumbida da ingrata função de ensinar que aquilo que se sente nem sempre é bom para nós. Que o amor também falha. Que gostar e querer não é garantia de felicidade.
Mas se há algo que também aprendi foi que poucas pessoas são capazes de trair o que sentem quando gostam de verdade, que arriscam até às últimas consequências e não páram de tentar até ter a certeza de que realmente estão erradas, ou de que eu estou errada.

Gosto de estar enganada.

Mas como nunca se sabe e nunca é demais avisar:

Pára um segundo e escuta.

29 comentários:

Edna Federico disse...

Belo post, flor!
Beijo

fj disse...

o Que é q não falha? o amor tá claro!não foge a essa regra...
o gostar e querer não ser garantia de felicidade....mas de certo q ajuda muito...
quanto ao post:
la diz o povo , o pior cego é aquele que não quer ver/ler.

bjs.

Alexandre Lucio Fernandes disse...

O amor NUNCA falha.

A falha só existe por meio de nossas limitações e defeitos.
O Amor não é influenciado por isso. São outros sentimentos que nos fazem errar. As vezes insegurança, ciúme, egoísmo, egocentrismo.

O amor é PLENO e quem o tem é capaz de compreender as coisas.

Grande Beijos
;)

Melissa disse...

Carmim, dizem que sou muito sincera... E vc me fez pensar nessa coisa da sinceridade, de falar a verdade, doa a quem doer... Talvez a verdade medida, cautelosa, sem ofender.
Engraçado mesmo isso de pedirmos honestidade e ao tê-la, não sabemos como lidar, e nos sentimos pegos de surpresa, até traídos.
O problema não está no que é dito, mas como recebemos esta mensagem.
Enfim, o amor falhará muitas vezes, afinal, somos falhos. Mas o amor permite o perdão e o renascimento.
Beijos pra ti, querida amiga.

c disse...

Sinceridade é fundamental né maninha???


beijos

Paula Calixto disse...

Sei lá... Não gosto de dar caminhos aos outros, porque os caminhos são tão diversos como as pessoas. Mas, sempre acabo dando pitaco. [risos]
E, se tem uma coisa que aprendo a cada dia é aquela coisa de que os caminhos do coração são tão individuais quanto coletivos em certas paradas. A sinceridade é uma delas. Mas, até esta, tem que ter a medida certa.

Beijos.

Jac C. disse...

Vc tem razão.
Não estamos preparados para o que vai contra nossa vontade.
E a trancos e barrancos vamos tendo que nos acostumar e tentando entender.
Só tentando...
Bjs e obrigada pelas felicitações por meu níver. Fiquei toda boba!...rs
Bjs

Anónimo disse...

Fortíssimo texto... tenho certeza que muitos leitores se verão nele, assim como eu me vi, em determinadas passagens! Acho que a tradução de tudo que vc quis dizer é a complexidade do ser humano em si, e a mania que nós temos de buscar a felicidade nos lugares mais complicados, quando na verdade quase sempre ela está dentro de nós!
Beijos!

Cin disse...

Essa é uma linha tênue.
Tem que ter mto jogo de cintura para ser sincera sempre e não magoar as pessoas.
Boa semana!
Bjos!

Anónimo disse...

Infelizmente esta tal felicidade é muito complicada. Sempre tem que haver a bendita reciprocidade,rsss


Beijos!!

Li disse...

As vezes a verdade pode sim ser cruel!! Nem sempre aceitamos a nossa própria imagem refletida no espelho... é complicado nos olharmos de verdade, sem máscaras... subterfúgios.
Não penso que és insensível, mas sincer nos teus pensamentos e palavras.
Adoro vir no seu cantinho!
Beijo grande amore!!

Ruberto Palazo disse...

OK,ok,ok... uma hora devemos seguir o coração, na outra devemos ouvir a voz da nossa consciencia... assim vc me confunde meninaaaaa!!! =P

A vida é feita de escolhas, não sei se somos capazes de optar por aquelas que vão trair o que sentimos, mas sem dúvida devemos assumir os riscos de suas consequencias.

Beijos, Menina!!

Anónimo disse...

As pessoas podem sentir e expressar de formas diversas da nossa. A verdade também pode não ser igual a nossa e neste caso, como escutar um coração que quer ser enganado? Beijus

Anónimo disse...

Sou das pessoas que arriscam até as últimas consequências e não param de tentar até ter a certeza de que realmente estão erradas.
Bjitos!

Margarete Bretone disse...

É.... a verdade as vezes dói muito.
Beijo

Janaina disse...

Eu sou também. Falo tudo. Com jeito, às vezes. Outras, na bruta mesmo.

[ rod ] ® disse...

Fiquei ausente e agora no meu retorno... vim aqui te avisar. Como estou na sua lista de CONSENSO tive a liberdade de te convidar:


Venha conferir o início de tudo.

Venha sentir o gosto dos meus...

Traga também os seus.

O antigo blog O AveSSo dA ViDa agora se chama dogMas.


dogMas...
dos atos, fatos e mitos...

http://do-gmas.blogspot.com/

Anónimo disse...

Grande parte das pessoas não sabem receber criticas, nem coselhos. E não entendem que criticas são construtivas, uma espécie da ajuda.


Grande Beijo

anad disse...

O que é a sinceridade, num mundo de construção de personalidades?
Bom fim de semana
Anad

Eu lírico disse...

Saudade da minha amiga lusitana preferida...
Beijo
Glaucia

Anónimo disse...

Tão difícil como ser estrega-prazeres é ter que ouvir de um amigo querido aquilo que não conseguimos enxergar por conta própria. Muitas vezes eu já gritei (literalmente) umas verdades pra uma amiga minha - minha melhor amiga, no caso - sobre o seu querido amor e não adianta, ela concorda comigo que ele só mente pra ela, que não vale o chão que pisa e ela me diz: Anna, eu sei, mas eu amo ele.
Então tá.
Beijos

Luna disse...

Vc como sempre uma Diva, altiva, sincera e objetiva. saudades de vc !!

Anónimo disse...

Eu teimo sempre em pensar como Nietzsche "A verdadeira pergunta é: o quanto da verdade você é capaz de suportar?"

E de como tudo parece menos real quanto temos mudar o remo por não saber o que tem depois da linha onde podemos controlar...

Verdade sempre é prática... e a verdade do amor, é isso, quebrar-se em mil pedaços em uma parede real, é tentar transpor o maior os abismos menos sabendo que se tem pernas pequenas...

Depois de certo ponto, não a volta...


Beijo doce... dona moça.

:*

Ana Casanova disse...

Não imaginas como preciso de parar e escutar.
Tens toda a razão sabes?Sou das que acreditam no amor, apesar de não ter sorte nenhuma.Ou se calhar até tive, eles é que não tiveram, sei lá!Estou confusa, apesar de apaixonada.Tenho medo de "dar com os burros na água" mais uma vez.
Já tinha saudades.
Beijokinhas

Jaqueline Sales disse...

Instigante e sincero, mas não sei se é usual em momentos como o que estou passando agora. por exemplo. Em sociedades que ignoram o óbvio, às vezes o óbvio deva ser evitado em doses pesadas, mas administrado em doses homeopáticas para que a minima percepção possa ser possível.

Voltei...

BeijUivooooooooossssssss da Loba

[ rod ] ® disse...

Eu já me questiono se há pessoas que, de fato, gostam de verdade.. e que estão dispostas a lutar por um sentimento...

As relações estão fúteis demais...

Bjs,




Novo Dogma:
roMance...


dogMas...
dos atos, fatos e mitos...

http://do-gmas.blogspot.com/

fj disse...

As x faz-nos bem parar,não apenas por um segundo, mas por muitos milhares de segundos.
Bjs.

...de x enquando passarei pela blogosfera e não te esquecerei.

momentos disse...

Já comentei em outros momentos...
Em seu espaço. sobre!!!
Temos muito em comum...(teimosas)!
Para completar...sou impulsiva!
Tudo bem!!!
Nada tão complicado...assim!

Abraço Flôr!
Grande carinho!

Anne disse...

É, eu sou do tipo q nao para até ter certeza de estar errada... preciso esgotar até o último fiapo de esperança e vontade, pra que possa abrir mão sem olhar para tras, sem lamentar e sem me prender a algo que já foi testado e testado novamente.

Mas enfim, o amor é sempre uma caixa de surpresas. O que funciona com uns, nao serve para outros, mas a gente está sempre inventando novas saídas...

Bjos