07 julho 2008

Sementes ao vento.

"Não é ele jardineiro que de qualquer semente faz um girassol."

Nada nem ninguém é descartável neste mundo. Tudo o que cruza o meu caminho muda um pouco o meu rumo, influencia-me, ensina-me algo que não sabia, abre-me horizontes e ensina-me a ser selectiva.
Com o passar dos anos e consoante os acontecimentos da minha própria vida aprendi a seleccionar tudo, desde os lugares até às pessoas e, inevitavelmente, vou deixando para trás o que não me interessa.
Sei que sou capaz de conviver com todo o tipo de pessoa e frequentar todo o tipo de lugar, mas recuso-me a fazê-lo. Este é um luxo de que não abdico. Chega um momento na nossa vida em que aprendemos o valor do tempo, e a percepção desse valor não nos permite desperdiçá-lo com o que não vale a pena. Além de que, quando aprendemos a ser selectivos, começamos também a ser mais verdadeiros. A honestidade para connosco, permite-nos ser honestos com todos os que estão à nossa volta. Não digo a toda a hora aos meus amigos o quanto a companhia deles me agrada, mas sabendo eles que eu me recuso a conviver ou partilhar-me com alguém por quem não nutra alguma simpatia, sabem também que estão num lugar seguro da minha lista de selecção.
Não quero com isto dizer que os demais são pessoas que não têm valor algum. Sou terreno onde não germina nenhum tipo de preconceito. Contudo, penso que a velha máxima de "não se pode agradar a gregos e troianos" faz todo o sentido, e tal como certas pessoas não encaixam nos meus parâmetros, eu não encaixo no de outras tantas.
Cada um cuida do seu jardim e planta o que mais gosta e eu selecciono para ter sementes férteis.

34 comentários:

Jana disse...

Porque é inevitável, crescemos e aprendemos a selecionar, e nos damos o luxo de dizer, isso sim, isso não, pra nossa vida...

beijos

Lomyne disse...

Ora, mas é melhor ser autêntico e só gostar de alguns do que ser omisso e ter aturar todo mundo. É bom ser seletivo... Que o digam as pessoas que consideramos especiais.

Grazi disse...

Eu estava pensando exatamente isso hoje, enquanto voltava do trabalho: em como sou sincera nas minhas relações e em como tento ser coerente também. Detesto falsidade!

Grazi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariah disse...

e a força do tempo me ensinou principalmente, a importância de estar comigo...da individualidade (que em muito difere do egoísmo). a importância de estar só comigo para que possa no meu silêncio pensar em todo o resto.

com o tempo e os assuntos corriqueiros da vida, escasseia o tempo...ele fica raro...e não cabe se desperdiçado com algo que não engrandeça.

beijos
mariah

Jac C. disse...

Querida Ana,
Pela tua forma de escrever aqui e escrever pra mim, te presenteio com um selinho.
Já te disse inúmeras vezes que seus comentários são comprometidos e fazem minha cabeça, além de tocar em meu coração.
Taí, teu blog ameniza-me!
Bjs

Anónimo disse...

Este seu jeito de sêr devia se espalhar pelo mundo,pelas pessoas.
Mas,infelizmente,não é o que acontece. O Sêr humano,de uma forma geral,anda descartando,e se descartando muito facilmente.
Pouco valor temos nós neste mundo atual.
Beijão!!

c disse...

Linda!!!!

ta rolando um prêmio no blog, participe e divulgue!!!

Beijos

Eu lírico disse...

Tb ando aprendendo a valorizar o tempo e a selecionar mais os que se aproximam de mim, mas confesso que tenho velhos vícios que me jogam nas mãos erradas por vezes, mas um dia aprendo e quando crescer quero ser como vc ....rsss
Beijos pra vc flor.
Glaucia

Unknown disse...

Eu já desisti de agradar aos outros. Resolvi assumir meu egoísmo e agradar a mim mesma, pq por mais que vc tente agradar a todos, eles nunca estão satisfeitos.

Continue cultivando o seu jardim.

Bjs

Margarete Bretone disse...

É muito bom quando aprendemos que não vale a pena gastar tanta energia com coisas que não nos agradam.
Estava pensando sobre isso dia desses, é incrivel como com o passar do tempo me tornei tão seletiva, e prefiro assim. E tenho certeza que seu jardim está belíssimo...

Nando Damázio disse...

Acho que todos devemos ser seletivos em nossas relações, senão nos misturamos demais, e certas influências precisam ser evitadas ..
Abraço, Carmim !!

Dani disse...

Cada um deve se preocupar com o seu lado do jardim. Ser seletiva com que nos agrada é essencial, na minha opinião.
bj

O Profeta disse...

E este Sol impõe a claridade
Pôs no celeste a Lua a bocejar
Perdi a conta das estrelas no céu
Ergui-me em bicos para as contar


Voa comigo sobre as emoções


Mágico beijo

Edna Federico disse...

Chegamos em um estágio na vida, que devemos mesmo ser seletivas...a nossa vida, os nossos sentimentos merecem isso!
Beijo

Anne disse...

Eu também faço exatamente isso...não é questão de não querer ou não me importar com algumas pessoas, mas quando gostos e interesses são muito diferentes o afastamento acaba sendo inevitável e cada um segue o seu rumo. Procuro ter por perto pessoas que me fazem bem e me acrescentam, me ajudam a crescer. Pra essas dou todo o meu amor e dedicação (com algumas falhas também, ninguém é perfeito!).

Tb seleciono as sementes e tomo conta do que planto, para que seja sempre o melhor para mim e para os outros. Sinceridade, honestidade e respeito sempre e acima de tudo!

Beijos

Anónimo disse...

Carmim adorei est post e tambem o blog e de muita personalidade nota 1000 beijos

C. disse...

se no teu jardim reinam girassóis é porque os cultivaste com carinho e honestidade!! No fim de contas o q é importante é q deites a cabeça na almofada e te sintas feliz e descansada porque sobretudo a honestidade para contigo própria reina na tua vida.. ser feliz com o que somos é uma dádiva da qual nem todos se podem gabar....

Muito bom o teu blog..

Beijos

Lomyne disse...

Legião urbana é o que há de perfeito.

disse...

E se não selecionarmos vira bagunça, nem cabe tanta coisa assim. Muita planta num jardim, acaba uma matando a outra, porque todas precisam de um espaço pra crescer e florescer.

Bjo

PS: num perdeu tanta coisa assim não. Só que eu levei uma queda no banheiro e cortei a sobrancelha, tive que levar 5 pontos e fiquei com um olho roxo. Mas agora já está tudo bem, já tirei os pontos e o roxo já sumiu.

c disse...

Olá, seu blog foi votado para o prêmio: blog cinco estrelas.
Vote você também.

Beijos

SILÊNCIO CULPADO disse...

Carmim
Nada mais belo e mais estimulante que a diversidade que nos obriga a reflectir e, por vezes, a fazer reclassificações.
É através das experiências e das aprendizagens que crescemos interiormente. E é através dessa maturidade que a selectividade surge como forma de estabilidade e de partilha afectiva.
Abraço

Patrícia Andréa disse...

Ah, eu amo todas as músicas do SOAD!hehe...

Bjus!!

hfm disse...

Como te compreendo! A selecção é precisa. Claro que sabemos os riscos que corremos pois uma escolha implica sempre uma rejeição... o que acontece em todos os nossos actos.

Juliana disse...

com absoluta certeza, assino embaixo
=)

Flávia disse...

A seletividade, pra mim, nunca foi sinônimo de excluir pessoas, mas de nos excluir daquilo que não nos faz bem. É essa sabedoria que nos torna melhores - a sabedoria de absorver valores que realmente venham a acrescentar em nosso crescimento pessoal. É sinal de maturidade e inteligência ;)

Beijo, querida.

Anónimo disse...

Acredito que devemos, acima de tudo, sermos seletivos com nós mesmos, ou seja, sabermos reconhecer o melhor dia, a pior noite, o melhor cabelo, a pior estria....pq é assim que aprendemos a nos amar.
belíssimo post o seu!

Ana Amelia Teixeira disse...

Pois eh!!!
Esse mito é bem curioso mesmo;


Ahhh com certeza, concordo plenamente, até porque algumas pessoas que passam por nossas vidas, vão fazer parte ou durante todo o resto e tem outras que não, que apenas são nuvens passageiras;
bjuxxxx!!!

Mel disse...

Carmim, ainda bem que aprendemos e amadurecemos o suficiente para selecionarmos melhor aquilo e aqueles que não farão bem e vice-versa.
Gosto de ti, viu? A sua semente está florindo já!
Beijo

Cin disse...

Otimo texto, parabéns.
Bjinhos!

R Lima disse...

Há importância em todos.. e em nós mesmos.. e eu digo com certeza: esquecer disso é um erro.

Bjs e,




Venha ler AMANHÃ, dia 12, um texto em comemoração a data.. lá no AveSSo.


Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Alexandre Lucio Fernandes disse...

Sei. Também consigo em alguns momentos ser seletivo. Convivo com pessoas que realmente gosto. Outras jão não consigo conviver sem ter um certo desconforto...
não consigo esconder.

Sementes férteis...

Lindo texto minha linda.
;)

momentos disse...

Menina exigente!!!
Ti gosto muito moça!

Beijinhos!

Anónimo disse...

Não deixo de achar essa posição um pocuo forte, porque ainda não atingi esse patamar, mas pensando por esse lado, acho bom começar a andar mais rápido pra chegar lá.
Bjitos!